segunda-feira, 27 de junho de 2011

Hacker do PS3 está trabalhando no Facebook

O responsável por quebrar os sistemas de segurança do Playstation 3 e compartilhar a informação com o mundo agora é um funcionário do Facebook. Segundo o editor do site TechMeme, Gabe Rivera, George Hotz, o GeoHot, começou a trabalhar na rede social de Mark Zuckerberg em maio e está feliz, dizendo que "o Facebook é realmente um lugar incrível para trabalhar".

Embora tenha assumido uma postura discreta desde o fim do processo movido contra ele pela Sony, GeoHot teria comentado sobre o novo trabalho em seu perfil no Facebook. Alguns amigos do hacker puderam ver os comentários e repercutiram a notícia em um vídeo descoberto pelo site TechUnwrapped.

Além de abrir o caminho para destravar o PS3, GeoHot foi o primeiro hacker a desbloquear o iPhone.

Site diz que PS4 pode ser anunciado em 2012

Fontes anônimas ligadas a uma grande desenvolvedora revelaram ao site IndustryGamers que a Sony está considerando a possibilidade de anunciar o Playstation 4 em 2012.

O anúncio, caso aconteça, seria uma forma da Sony contra-atacar o possível anúncio de um novo Xbox também no ano que vem, além de deixar a Nintendo em uma situação incômoda com o Wii U, que sairá em 2012 com um hardware similar aos do Playstation 3 e Xbox 360.

A possibilidade de um anúncio em 2012 existe, mas é improvável que algum console além do Wii U seja lançado já no ano que vem. Na semana passada, o VP do Xbox na Europa declarou que o Xbox 360 estaria ainda na metade de sua vida útil, e a Sony já comentou que pretende prolongar ao máximo a existência do Playstation 3, prevendo pelo menos 10 anos de bons serviços prestados pelo console. Nada impede, entretanto, que novas plataformas começem a ser introduzidas no mercado sem que os atuais Xbox 360 e Playstation 3 sejam descontinuados.

Resident Evil no Wii U?

Masachika Kawata, produtor de Resident Evil: Operation Raccoon City, demonstrou numa entrevista com o CVG interesse no Wii U.

"Se vamos ou não produzir um título Resident Evil para o Wii, ainda não sabemos," disse Kawata.

"Mas pessoalmente, adoraria fazê-lo. É um hardware muito interessante. Quando vejo novos consoles de jogos e as suas novas possibilidade entram na minha cabeça, as ideias começam a fluir."

"Adoro a ideia de poder continuar jogando mesmo que a minha mulher ou filhos venham e
oubem a televisão."

O designer do jogo, Kenji Matsuura, partilha o mesmo sentimento que Kawata.

"Quando vi o Wii U, os meus primeiros pensamentos foram Wow, podia fazer isto ou aquilo, ou o que acontecerá se tentar fazer o jogo como X,Y ou Z. A minha motivação subiu imediatamente, quero tentar muitas coisas novas e interessantes."

Um Resident Evil para Wii U poderia ser um grande trunfo, da mesma forma que Resident Evil: Revelations promete ser para o Nintendo 3DS.

Novos detalhes de LittleBigPlanet Vita

Foi anunciado em comunicado de imprensa que LittleBigPlanet para o PlayStation Vita está a cargo de um novo estúdio, formado em 2010.

O Double 11 foi formado por engenheiros ex-Rockstar, Lee Hutchinson e Matt Shepcar, e nos últimos meses teve um grande crescimento e agora conta com mais de 30 pessoas repletas de incrível talento e experiência.

Os fundadores estão altamente entusiasmados por finalmente poderem falar deste grande projeto e estão muito contentes.

"É um feito fantástico e um privilégio para o estúdio trabalhar num projeto como LittleBigPlanet, particularmente para uma entusiasmante nova plataforma," disse Hutchinson.

A resposta na E3 agradou ao estúdio e os fundadores esperam que as contratações feitas ao longo destes últimos doze meses consigam oferecer um grande jogo.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Conheça as equipes brasileiras de PES 2012

Em entrevista ao UOL Jogos, Tim Blair, gerente de marketing da série Pro Evolution Soccer, confirmou os times brasileiros que estarão em Pro Evolution Soccer 2012, nova edição da série de futebol da Konami.

Santos, Internacional, Grêmio, Fluminense, Cruzeiro e Corinthians, todos os times brasileiros da Copa Libertadores da América 2011, estarão presentes no game.

Além das equipes brasileiras, as equipes argentinas (Argentinos Juniors, Estudiantes, Vélez Sársfield, Godoy Cruz e Independiente), bolivianas (Jorge Wilstermann, Oriente Petrolero e Bolívar), chilenas (Universidad Católica, Colo-Colo e Unión Española), colombianas (Junior, Once Caldas e Deportes Tolima), equatorianas (LDU Quito, Emelec e Deportivo Quito), paraguaias (Libertad, Guaraní e Cerro Porteño), peruanas (Universidad San Martín, León de Huánuco e Alianza Lima), uruguaias (Peñarol, Nacional e Liverpool) e venezuelanas (Caracas, Deportivo Táchira e Deportivo Petare) também foram confirmadas. Participantes da fase classificatória da competição também serão retratados no jogo, mas não está claro se serão todas as equipes.

Quem também retorna é a dupla Silvio Luiz e Mauro Beting, como narrador e comentarista, respectivamente. PES 2012 será lançado no final do ano para Xbox 360, PS3, Wii, PSP, PCs e PS2.

FIFA 12 chega aos EUA no dia 27 de setembro

A produtora Electonic Arts anunciou nesta quarta-feira (22) que o game de futebol "Fifa 12" chegará às lojas dos Estados Unidos no dia 27 de setembro. O jogo terá versões para o PlayStation 3, Xbox 360, PC, PlayStation 2, PSP, Wii, iPad e iPhone.

Para o PC, a novidade é que o título estará disponível para a compra na loja virtual da Electronic Arts, a Origin. A versão para computadores, que nas últimas edições apresentavam recursos inferiores aos do consoles, fará uso do motor Impact Engine, que promete trazer mais realismo às partidas.

A EA acredita que "FIFA 12" é o mais real que já conseguiu chegar em um game de futebol. Tempo e habilidade são cruciais para vencer um zagueiro com o novo elemento chamado "Precision Dribbling". A precisão faz com que os dribles e os toques de bola saiam mais naturalmente. O sistema de colisão, desenvolvido por 2 anos, permite fazer "jogo de corpo" contra adversários, derrubá-los e até que um atleta aguente um empurrão do adversário. Tudo é calculado conforme o peso, a altura e a velocidade que o jogador está no gramado.


Fonte: G1/globo

Demo de Sonic Generations na PSN e Live

O feriado dos fãs de Sonic será mais animado, pois a Sega revelou que nesta quinta-feira (23) estará disponível na PlayStation Network e no Xbox Live uma demonstração de "Sonic Generations", próximo game da mascote da produtora.

De acordo com as informações divulgadas, a prévia permite conferir o primeiro estágio do game, Green Hill Zone, usando o personagem clássico. Esta versão conta com suporte a televisores 3D e fica disponível até o dia 12 de julho - após essa data, o arquivo será removido das redes e as versões baixadas param de funcionar.


Fonte: UOL Jogos

Activision ainda quer lançar Call of Duty de ação

Quando o estúdio Sledgehammer foi incorporado à divisão de desenvolvimento de Call of Duty, sua primeira incumbência foi criar um jogo que levaria a série para outro gênero, o de ação e aventura, diferente do tiro em primeira pessoa tradicional. Este projeto foi interrompido para que o Sledgehammer pudesse focar 100% no desenvolvimento de Modern Warfare 3, mas para a Activision, a intenção de experimentar com um novo estilo de jogo na franquia Call of Duty continua.

"No momento o Sledgehammer está 100% focado em Modern Warfare 3. Não anunciamos a linha futura ou os planos futuros do estúdio. Eles estavam trabalhando originalmente em uma extensão da franquia Call of Duty dentro do gênero ação/aventura e esse é um jogo que eu ainda quero jogar", comentou o CEO da Activision Publishing, Eric Hirshberg, ao Industry Gamers.

Perguntado se seria uma boa ideia criar um Call of Duty em outro gênero, Hirshberg respondeu que isso ainda será descoberto.

Modern Warfare 3 sai mundialmente dia 8 de novembro.

DLC de Brink será gratuito por duas semanas

A Bethesda anunciou que o primeiro DLC para Brink sai no início de julho. Batizado Agents of Change, o pacote trará quatro novas habilidades, duas novas roupas, dois novos acessórios para armas e dois novos mapas.

A surpresa ficará na forma de cobrança proposta pela Bethesda. Ela permitirá que os jogadores se divirtam com o novo DLC por duas semanas, sem precisar gastar absolutamente nada por ele. Se no final do período de testes o jogador gostar e quiser continuar com os novos mapas e acessórios é só pagar, como faria com qualquer outro conteúdo.

O Agents of Change sairá para PC, PS3 e Xbox 360. A desenvolvedora não revelou o dia certo nem o preço do DLC.

No Xbox 360, novo Harry Potter sem Kinect

As férias dos fãs de Harry Potter serão mais divertidas neste ano. Não bastasse o lançamento do filme "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2", agendado para o dia 15 de julho, a produtora Electronic Arts revelou que o segundo game baseado na última aventura do bruxo chega às lojas em 12 de julho.

"Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2" continua a jornada iniciada no episódio anterior. Após destruir algumas das Horcruxes - relíquias que contêm partes da alma de Lord Voldemort -, Harry, Rony e Hermione continuam em sua viagem para encontrar os itens restantes e colocar um fim nos planos do vilão.

Por falar em coloar um fim nos planos, esqueça a ideia de estuporar ou desarmar oponentes com movimentos das mãos. Falando ao site Joystiq, Gary Napper, produtor do jogo, disse que esse episódio não terá suporte ao sensor de movimentos Kinect na edição para Xbox 360, pois isso exigiria tempo para ser perfeito.

"Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2" está em desenvolvimento para PlayStation 3, Xbox 360, Wii, PC e Nintendo DS.

"Não trocaríamos de lugar com a Sony e Nintendo"

A Microsoft disse ter um enorme respeito pelos seus dois rivais mas não trocaria de lugar com ninguém.

Pelo menos foi isso que Chris Lewis, vice-presidente da Xbox, disse em entrevista com o site MVC, onde reforçou a ideia de que o console doméstico da Microsoft está numa posição invejável.

"Como podem imaginar mantemos os olhos atentos nos nossos colegas, e sim eles são nossos colegas," disse ele. "Eu sei que vocês nos vêem como arqui-rivais, e é claro que somos, mas somos também colegas nesta indústria e falamos uns com os outros."

"Por isso eu tenho um grande respeito pelos dois concorrentes," acrescentou ele. "Vimos as suas conferências de imprensa na E3. E continuo acreditando que estamos numa posição invejável. Não trocaria de lugar com ninguém."

Lewis destacou que o serviço online do Xbox 360 como um dos pontos fortes da Microsoft. "Estamos muito bem colocados com o Xbox Live e de como ele se conecta ao telefone, ao PC e às TVs, e todo o fornecimento de serviços que oferecemos coloca-nos numa posição fantástica," disse ele.

"Xbox 360 está na metade da sua vida"

Chis Lewis, vice-presidente da Xbox, estimou que o Xbox 360 encontre-se atualmente na metade do seu ciclo de vida.

Lewis fez estas declarações ao site MCV onde acrescentou que o Kinect deu-lhes uma injeção de adrenalina ao seu console.

Quando lhe questionaram se o Xbox ainda continuaria crescendo estando já no final do seu ciclo de vida ele respondeu que, "Nós vemos que o Xbox está na metade da sua vida. Mas sim tem razão, o console desafia a curva normal que seria de esperar. Não temos dúvidas de que o Kinect foi uma enorme injeção de adrenalina no negócio."

Lewis continuou explicando que em primeiro lugar quiseram abordar as famílias, enquanto que atualmente procuram experiências complementares para os jogadores mais tradicionais.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Coletânea “God of War: Origins” chega ao PS3

A Sony irá lançar em setembro a coletânea “God of War: Origins” para o PS3. Será a primeira vez que os títulos da saga desenvolvidos para o PSP estarão disponíveis para o console de mesa. Os jogos não foram simplesmente “portados”: terão gráficos remasterizados em Full HD, suporte a 3D, troféus da PSN, som surround Dolby 5.1/DTS e conteúdo extra originalmente disponibilizado como um download adicional para Ghost of Sparta.
God of War: Chains of Olympus (originalmente lançado em 2008) é, segundo a Sony, o jogo de PSP mais bem contado em todos os tempos no site Metacritic, com nota 91. A sequência Ghost of Sparta conseguiu uma respeitável nota 86.
Esperamos que isto marque a chegada de mais títulos do PSP à “tela grande”. Há vários ótimos jogos no portátil da Sony que permanecem desconhecidos por aqueles que decidiram não investir no aparelho.

Mario Kart, Star Fox, Super Mario 3D e mais estão à caminho do 3DS

Durante a conferência de imprensa na E3 o CEO da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, mostrou vários jogos que estão a caminho do 3DS. A lista inclui Mario Kart, programado para o fim deste ano e que promete “apimentar” a série com novas habilidades, incluindo corridas debaixo d’água. Já Starfox 64 3D faz uso do giroscópio e da câmera integrados ao console para mostrar imagens ao vivo dos jogadores durante as partidas.
Também não é surpresa que Mario estará chegando ao 3DS em breve. Super Mario 3D parece ter uma jogabilidade híbrida de 2D e 3D, com níveis de ação lateral em que Mario pode “entrar” no cenário, bem como níveis de perseguição com visão aérea, além das tradicionais lutas contra os chefes. Super Mario 3D estará nas lojas “antes do fim deste ano”.
Outro título de interesse é Kid Icarus: Uprising, cujo principal destaque são os diálogos falados, algo incomum em um jogo da Nintendo. Também há um modo multiplayer com partidas 3 contra 3, e houve uma breve amostra de um jogo de cartas com batalhas em realidade aumentada. Kid Icarus chega “no fim deste ano”.
Outro novo jogo para o 3DS é Luigi’s Mansion 2, uma sequência do original que foi um dos títulos de estréia do GameCube. O jogo terá várias novas mansões para explorar, e não será apenas um “remake” do original.

Wii U é "impactante" mas está "dois anos atrasado", diz analista

Michael Pachter não parece estar muito convencido sobre o Wii U, novo console da Nintendo. Por um lado o analista da empresa de investimentos Wedbush Morgan chama o Wii U de “revelação mais impactante do show” (a E3, feira de games dos EUA ocorrida no começo de junho). Mas a declaração é seguida de boa dose de escárnio, a começar pelo nome – que Pachter classifica como “sem imaginação”.
A Nintendo afirma ter incluído o “U” para completar uma marca criada para abraçar o mundo inteiro e que agora soa como “we, you” (nós, você). Tautológico? Se nós considerarmos que “nós” já incluía todo o mundo, sim. Mas não dá para simpatizar com algo como “Wii Stream”, que soa como algo que nós (eu, você, qualquer um) faríamos depois de beber muita água.
“Em nosso julgamento, o Wii U chegou dois anos atrasado, pois outros consoles de alta definição (HD) já têm periféricos para movimento”, disse Pachter. A Nintendo não forneceu detalhes sobre as especificações técnicas, mas para o analista “é improvável que seu poder seja superior ao dos consoles HD atuais”.
Nesse ponto, a lógica de Pachter não fecha muito bem. A Nintendo não divulga as especificações técnicas de seus produtos desde sempre. Ela se mantém muda sobre as partes internas do Wii e também sobre as versões recentes do DS, deixando o trabalho de descrição aos desmontadores de consoles e curiosos de plantão. O fato de não falar tem pouco a ver com uma suposta intenção de esconder a “medianidade” de recursos sugerida por Pachter.
A Nintendo vem tentando mudar o tom das conversas e fazer com que as pessoas se importem mais com o design do jogo e não com detalhismos em nível de pixel. E, com mais de 80 milhões de consoles vendidos até hoje, pode-se dizer que sua meta vem sendo cumprida, até mesmo com o Wii.
Mas vamos imaginar que ele esteja certo sobre a improbabilidade de um “poder superior” do novo console. Estaria a Nintendo “concedendo uma enorme vantagem à Microsoft e à Sony”, como afirma Pachter? Implausível. O Xbox 360 ainda vende como água, o PlayStation 3 está a apenas uns poucos milhões atrás da Microsoft em vendas globais de unidades e faz mais sentido acreditar que a Microsoft e a Sony venham a reduzir seus preços – provavelmente, em um nível substancial – para combater a Nintendo quando seu Wii U estrear no ano que vem.

Sony-Ericsson Xperia Play chega ao Brasil no segundo semestre

A Sony-Ericsson divulgou nesta terça-feira, em evento em São Paulo, os primeiros detalhes sobre o lançamento de seu smartphone "Xperia Play" no Brasil. Conhecido popularmente como "PlayStation Phone", pelo gamepad integrado e visual que lembra o PSP Go, o aparelho deverá chegar às lojas no segundo semestre deste ano, com fabricação local.
Junto com o aparelho os usuários irão encontrar cinco jogos pré-instalados, além de um sexto download (Asphalt 6) gratuito. Outros 80 títulos estarão disponíveis para download, entre eles jogos de séries consagradas nos consoles como FIFA e Need for Speed, bem como sucessos entre os usuários de smartphones como Pocket Legends e Dungeon Defenders.
A cobrança pelos downloads irá variar de acordo com o jogo. Alguns irão redirecionair o usuário para a respectiva página no Android Market, que possibilita o pagamento com cartão de crédito via Google Checkout. Outros, como os títulos da Gameloft, levam o usuário para uma página da própria desenvolvedora, que já tem uma loja em português com preços em reais. A possibilidade de cobrança na fatura da operadora depende de parcerias que estão sendo consideradas.
A Sony-Ericsson não divulgou uma data precisa para o lançamento do Xperia Play, nem o preço do aparelho no mercado nacional, limitando-se a dizer que ele será "acessível".

Segundo Nintendo, Wii U não vai reproduzir DVD nem Blu-Ray

Em uma sessão de perguntas e respostas com investidores realizada em 8 de junho - e cujo conteúdo só agora foi traduzido para a língua inglesa -, o CEO da Nintendo, Satoru Iwata, confirmou que o Wii U não vai reproduzir DVD nem Blu-Ray.
Em resposta à pergunta "A empresa planeja fazer do Wii U um console de entretenimento doméstico, incluindo drives Blu-Ray ou DVD, ou ele será mais como o Wii e ser mais um console de games puro?", Iwata respondeu com a segunda opção.
"O Wii U não terá recursos de reprodução de DVD nem de Blu-Ray", afirmou. "A razão para isso é que sentimos que já há pessoas suficientes com aparelhos capazes de tocar DVDs e Blu-Ray a um ponto que não compensaria arcar com os cursos de incorporar essa funcionalidade nos consoles Wii U por causa das patentes relacionadas a essas tecnologias."
O Wii U usa um formato proprietário de disco óptico que é diferente dos discos originais do Wii. No entanto, o Wii U vai aceitar os discos do Wii, mas não os discos do Gamecube, ao contrário de seu antecessor

domingo, 12 de junho de 2011

Hackers atacam Nintendo e FBI. Xbox pode ser o próximo alvo

Depois da Sony, que teve sua rede do PlayStation invadida por criminosos da Internet, agora é a vez  de a Nintendo ser alvo dos hackers. A empresa confirmou que um servidor nos Estados Unidos foi comprometido por invasores. A ação comprova que a nova onda de ataques, que inclui ações também contra o FBI,  está longe de acabar.

Apesar do ataque, o que aconteceu com a Nintendo não se compara ao que tem passado a Sony, que teve os dados de cerca de 100 milhões de usuários capturados por criminosos e ainda não conseguiu sequer voltar ao ar em vários países da Ásia. O caso da empresa que fabrica o Wii parece não ter exposto dados críticos de usuários.

Os ataques recentes não se limitam às empresas de games, embora haja indícios de que a rede do Xbox, console da Microsoft, também esteja na mira dos piratas da Internet.
O grupo LulzSec, apontado como responsável pelo ataque à Nintendo, por exemplo, tem conseguido chamar a atenção após ações contra o FBI (agência norte-americana de investigação), Sony Pictures (investida que teria capturado dados de um milhão de pessoas) e ao site de notícias PBS.

A última investida do grupo teve como alvo a InfraGard, organização filiada ao FBI. Segundo o LulzSec, o site foi alterado e informações de usuários teriam sido capturadas. Os invasores afirmam ter obtido dados de conexão de 180 usuários.
A página na Internet da InfraGard estava inacessível no final do domingo (5/6). A organização e o FBI ainda não se manifestaram sobre o caso.

Sony rebatiza o NGP como “PlayStation Vita”

A Sony revelou durante a E3 o nome oficial de seu próximo portátil, e é o que todo mundo já esperava graças aos rumores pré-feira: “PlayStation Vita”. “Vita significa vida”, disse Kaz Hirai, CEO da Sony Computer Entertainment. “E o PlayStation Vita irá reduzir as diferenças entre entretenimento e a vida real”.
Já sabíamos bastante sobre o console, como suas especificações de hardware, desde janeiro deste ano quando ele foi anunciado pela Sony. Além do nome Hirai explicou um pouco sobre seus recursos de rede, inclui bate-papo entre jogos - antes mesmo do PS3 - e um sistema de integração com redes sociais através de um serviço chamado “Near”.

A Sony está fazendo uma parceria exclusiva com a AT&T nos EUA, permitindo o acesso à internet via 3G ou através do grande número de hotspots mantidos pela operadora. Este anúncio não foi popular junto à platéia, com algumas vaias claramente audíveis. A AT&T era até pouco tempo a operadora exclusiva do iPhone nos EUA, e odiada entre os usuários pela baixa cobertura de sua rede, alto índice de ligações perdidas e baixa velocidade em conexões 3G.
A Sony também demonstrou o jogo Uncharted: Golden Abyss, um dos títulos de lançamento do Vita. O jogo tem uma combinação de ação tradicional com botões e direcional com controles através da tela sensível ao toque e acelerômetro, e gráficos similares em qualidade com o primeiro jogo da série no PS3.
A versão apenas com Wi-Fi do PlayStation Vista irá custar US$ 249 nos EUA, mesmo preço do Nintendo 3DS, seu concorrente direto. O modelo com 3G sairá por US$ 299. Ambos estarão nas lojas a tempo da temporada de compras no fim deste ano.

Coletânea “God of War: Origins” chega ao PS3

A Sony irá lançar em setembro a coletânea “God of War: Origins” para o PS3. Será a primeira vez que os títulos da saga desenvolvidos para o PSP estarão disponíveis para o console de mesa. Os jogos não foram simplesmente “portados”: terão gráficos remasterizados em Full HD, suporte a 3D, troféus da PSN, som surround Dolby 5.1/DTS e conteúdo extra originalmente disponibilizado como um download adicional para Ghost of Sparta.
God of War: Chains of Olympus (originalmente lançado em 2008) é, segundo a Sony, o jogo de PSP mais bem contado em todos os tempos no site Metacritic, com nota 91. A sequência Ghost of Sparta conseguiu uma respeitável nota 86.
Esperamos que isto marque a chegada de mais títulos do PSP à “tela grande”. Há vários ótimos jogos no portátil da Sony que permanecem desconhecidos por aqueles que decidiram não investir no aparelho.

sábado, 4 de junho de 2011

Sony anuncia fim da produção do portátil PSP Go

A Sony Japão confirmou o fim da produção de seu portátil PSP Go, de acordo com informações do site IGN. As vendas do console agora ficarão limitadas aos estoques atuais da empresa. Segundo o site japonês Phileweb, a fabricante anunciou formalmente o final da produção de seu portátil. A informação confirma um rumor surgido no início desta semana a partir de um suposto funcionário da Sony.
Lançado em 2008, o PlayStation Portable Go só roda games distribuídos via download. As versões anteriores do console ofereciam suporte para discos ópticos no formato UMD. Somando todos os modelos, a linha PSP vendeu mais de 60 milhões de unidades desde seu lançamento em 2004.
"PSP2" a caminho
A decisão chega alguns meses após a Sony anunciar o sucessor do PSP, que atualmente possui o nome código NGP. O console deve chegar às lojas nipônicas até o final deste ano com recursos como uma tela OLED de 5 polegadas, Wi-Fi e rede 3G, duas câmeras (frontal e traseira) e sensor GPS.
Para saber mais sobre o sucessor do PSP, confira nosso preview exclusivo do aguardado gadget.

"Ataque externo" atinge milhões de usuários do PlayStation 3

Por conta do que a Sony classificou como um “ataque externo”, a PlayStation Network e o serviço Qriocity estão  fora do ar há cinco dias, prejudicando milhões de usuários, que queriam jogar no final de semana.

Como resultado da investida, a empresa declarou que vai “reconstruí” sua rede, para oferecer um melhor nível de segurança. No sábado (23/4), a companhia confirmou o problema, mas não revelou detalhes.

A PlayStation Network é utilizada pelos usuários do PlayStation 3 em vários países para jogos online e compra de games para o console PSP.  Já o serviço Qriocity, que utiliza a mesma infra-estrutura de rede, disponibiliza áudio e vídeo para os consumidores de produtos eletrônicos da Sony.

A companhia afirmou que está trabalhando intensamente para restabelecer os serviços, mas não divulgou quando isso irá acontecer. “Agradecemos pela paciência e pedimos que ela continue um pouco mais”, afirmou em um comunicado.

Microsoft reposiciona Xbox 360 como “plataforma de entretenimento”

Shaw diz que o console é o núcleo da estratégia de entretenimento da empresa, e que não deve mais ser visto simplesmente como um videogame. 40% de toda a atividade nos consoles, segundo ele, não é relacionada a games. Em média cada usuários gasta 30 horas por mês assistindo vídeos no aparelho.
“A visão para o Xbox é clara”, continua Shaw. “Todo o entretenimento que você quiser. Com as pessoas com as quais você se importa. Tudo fácil. É por isso que vocês nos viram investir em parcerias com a ESPN e serviços de streaming de vídeo como Netflix e Hulu. É por isso que incluimos recursos para integração com redes sociais na Xbox Live - conectanto gamers, amigos e famílias ao redor do globo.”
“É por isso que vocês verão o Xbox ser anunciado como uma plataforma de entretenimento neste ano. E é por isso que estamos investindo tanto em tecnologias de Interface Natural com o Usuário (fala, toques e gestos) para tornar esta experiência de entretenimento muito mais fácil e mais divertida.”, diz Shaw.
Parece que boa parte da conferência de imprensa da Microsoft na E3 na próxima segunda-feira (06/06) irá focar neste ângulo do Xbox, além de focar nas mais recentes experiências “de tirar o fòlego” em jogos. Ao que parece, a Microsoft quer que o Xbox seja a única “caixa” que você irá precisar colocar sob a sua TV.

Hideo Kojima anuncia tecnologia “Transfarring”

Hideo Kojima, aclamado produtor da série Metal Gear Solid, não fará sua tradicional aparição na feira E3 deste ano, que começa em 7 de junho. Mas isto não significa que não teremos novidades: em um vídeo mostrado durante o evento pré-E3 realizado pela Konami em São Paulo o designer anunciou sua mais nova tecnologia: Transfarring.
Trata-se de um sistema de “sincronia” de saves entre as versões portátil e de mesa de um mesmo jogo. A idéia é que o gamer possa começar uma partida no PlayStation 3, por exemplo, e depois enviar o save (ação chamada de Transfarring Out) para o PSP e continuar a jogar de onde parou na versão portátil do game, como durante uma viagem. Quando voltar para casa basta importar o save (Transfarring In) e continuar no console.