quarta-feira, 20 de abril de 2011

Sony faz acordo com hacker que destravou PS3

Após uma longa disputa, a Sony anunciou hoje, 11/4, um acordo com o hacker George “GeoHot” Hotz, acusado de desbloquear o sistema do PlayStation 3.
No blog oficial da empresa, o diretor de relações públicas, Patrick Seybold, disse que a companhia fez “um acordo sobre o processo da SCEA (Sony Entertainment America) contra Hotz na corte federal em São Francisco, Califórnia”.
Para quem não lembra, recentemente a companhia processou Hotz por ter hackeado e depois publicado códigos que permitiram aos usuários burlar as medidas de segurança do PS3 e executar códigos próprios.
Mas até que a paz chegou rápido. Da última vez que ouvimos falar do assunto, Hotz estava na América do Sul – a Sony acusou o hacker de fugir do país, ao que ele respondeu que a viagem já estava programa há algum tempo. Na época, Hotz escreveu em seu blog que não “deixaria esse processo ridículo arruinar minha vida...”.
E, conforme noticiamos, na semana passada o grupo hacker Anonymous declarou guerra à Sony em represália ao processo contra GeoHotz. O grupo realizou ataques contra vários servidores da Sony e da rede PlayStation Network.
Pelo que parece, o acordo já teria sido feito “em princípio” no último dia 31. Como parte do acordo, a Sony afirma que Hotz “concordou com uma ordem permanente”. Em outras palavras, ele não irá hackear o PS3 (ou vai saber mais o que) por algum tempo – vale lembrar que Hotz ficou famoso por seus “feitos” com o iPhone, da Apple.
A Sony se disse feliz por “colocar essa questão judicial para trás” e que acredita que o acordo e a ordem permanente “alcancem esse objetivo”. O hacker também se pronunciou de maneira reconciliatória, reiterando o que já havia dito sobre não querer “causar problemas para ninguém ou tornar a pirataria mais fácil”.

Com ótimos gráficos e controles, "Street Fighter IV" é o melhor jogo para 3DS

A série “Street Fighter” não precisa de nenhum tipo de apresentação. Lançada há cerca de 25 anos,  ela é de longe a franquia de games de luta de maior sucesso da história, já tendo marcado presença em praticamente todos os consoles de que você já ouviu falar – e provavelmente em muitos que não conheça.
O título mais recente, “Street Fighter IV”, ajudou a “dar um gás” na franquia e com o sucesso alcançado na última geração de consoles agora chega ao recém-lançado portátil 3DS, onde pode ser jogado em um visual 3D estereoscópico completo, sem a necessidade de óculos especiais.
Mas como o jogo fica com essa novidade? Muito bem na verdade. Para ser honesto, inicialmente fiquei preocupado sobre como a jogabilidade de “SFIV” seria traduzida para os botões do 3DS, mas não levou muito tempo até tudo se adaptar. Os controles são ajustáveis, então você pode configurá-los da maneira que quiser, e também é possível  designar movimentos especiais para qualquer um dos quatro botões sensíveis ao toque na tela inferior do console. Utilizei o controle analógico do 3DS (também chamado de "nub") para movimentar os personagens e achei-o bastante ágil e com boa resposta, permitindo a execução de combos de maneira rápida e eficiente.
Além disso, “SFIV3DS” traz praticamente tudo que você poderia esperar do título, incluindo 35 personagens, replays e uma variedade de opções de jogabilidade que também incorporam modos versus local e online, e uma opção em que até oito jogadores podem participar de batalhas em equipes. Se você não conseguir se conectar com outro jogador, o game possui modos de treino que te permitem afiar seus combos e opções single-player para melhorar suas habilidades de combate. Mas como sempre acontece na série da Capcom, o jogo fica mais divertido quando você tem um adversário “de verdade”.

Apesar de limitações, "PES2011" manda bem no 3DS

A franquia “FIFA” têm liderado os games de futebol por anos, enquanto a rival “Pro Evolution Soccer” têm sido sua fiel concorrente. Mas a venerável série da Konami agora tem a chance de dar o troco no portátil 3DS. Isso porque, até o momento, o game da EA não foi lançado para o novo console da Nintendo. Assim, “Pro Evolution Soccer 2011 3D” é o único título de futebol disponível para o aparelho.
Por isso a grande pergunta é: os fãs de games do gênero devem comprar logo sua cópia de “PES2011” ou esperar no banco pela chegada de “FIFA”? Bom, quem está procurando por um sólido jogo de futebol certamente você não ficará decepcionado com o novo capítulo da série “PES”. Claro, o título pode não oferecer todas as opções em termos de times licenciados de “FIFA”, mas como um game de futebol, ele é muito sólido.
O visual é ótimo e os gráficos são altamente detalhados, com os movimentos e animações sendo suaves e muito convincentes. O que é particularmente legal, e uma boa surpresa para mim, é o modo como funciona o efeito 3D. Ele não é excessivo: em vez disso é muito sutil e transmite uma sensação de profundidade sem parecer forçado como acontece em alguns jogos. De modo geral, o efeito é muito bom e permite jogar por um período de tempo maior.
Outro item que também me surpreendeu foi a ótima qualidade do som – que realmente exibe o estéreo muito bem, e,  assim como a parte visual, é bastante sutil, mas ainda muito efetivo. Os comentários dos narradores são muito bons de forma geral – entregam um resumo jogada-a-jogada realista da partida, mas alguns dos momentos mais animados são genéricos demais e parecem que estão lá simplesmente para preencher o silêncio.
Obviamente, o fator mais importante em um game de futebol é a sua jogabilidade. E nesse quesito “PES20113D” é muito forte. Inicialmente parece muito desafiador quando jogado no nível normal, e foram necessárias algumas partidas para aprender melhor os controles. Mas assim que fiz isso, comecei a realizar alguns ótimos movimentos. Existem muitas habilidades diferentes que podem ser executadas usando combos nos botões, e uma vez que aprendi como fazer isso, me diverti muito “me mostrando” contra os adversários.
Como é um jogo de equipe, você definitivamente precisa jogá-lo de forma inteligente, especialmente contra oponentes mais desafiadores. E apesar de ter visto algumas gafes da inteligência artificial (I.A.) do game, fiquei muito impressionado, de modo geral, em como “PES2011” é fiel a uma partida de futebol. A exemplo da maioria dos títulos do gênero, é possível deixar o jogo tão fácil ou difícil quanto o gamer quiser, utilizando uma combinação de escolha de times e de nível de dificuldade para ajustar suas habilidades e o quão desafiador você quer que seja.
Um dos pontos negativos do título é o seu número limitado de opções de jogabilidade no modo single-player. Tudo bem, no final das contas um game de futebol acaba sendo sobre jogar uma partida atrás de outra. No entanto, habilitar seu time para participar de diferentes torneios e alcançar uma galeria de troféus expressiva ajuda a adicionar propósito e longevidade ao game. Ainda mais em um título com uma jogabilidade tão profunda como “PES”.
Possuir apenas dois campeonatos para jogar parece um pouco limitado. E a situação só piora pelo fato de o único modo multiplayer do jogo ser uma opção de Wi-Fi local. Isso definitivamente é um ponto negativo em relação ao apelo duradouro do game. Se o rival “FIFA” chegar ao 3DS com modos online competitivos, “PES” muito provavelmente será deixado em segundo plano.

domingo, 17 de abril de 2011

Produtor de “FIFA 12″ quer surpreender jogadores com torcida e comportamento do time

Visando se manter na liderança dos jogos de futebol da atual geração, a EA Sports quer fazer de “FIFA 12″ ainda melhor que o anterior. Ao contrário do que se possa imaginar, isso não significa que o jogo ganhará apenas implementos visuais ou modos de jogo. Para o produtor David Rutter, mais importante do que melhorar o jogo em campo é entender a paixão dos torcedores pelo esporte.
“Queremos fazer com que a torcida entenda o histórico de determinado jogador com o clube, vibrar com o retorno de um ídolo do passado ou ficar irritada quando ele leva um carrinho por trás. Queremos que o jogador pense: ‘Uau! ‘FIFA’ não é apenas de um jogo de futebol, mas é também a paixão do esporte e que isso envolve’”, explica em entrevista à revista oficial britânica do PlayStation.
Um dos pontos que devem ser melhorados é a inteligência artificial dos jogadores. O produtor da EA, David Rutter, falou que o jogo será ainda melhor do que a última versão e o Personality Plus irá evoluir.
“Penso que fizemos um ótimo trabalho com o Personality Plus de ‘FIFA 11′, mas o comportamento do time ainda não acompanhou a evolução da I.A.”, diz. “Como exemplo, se o time sabe que o Peter Crouch (o grandalhão atacante inglês) está na área para ajudar a defesa, eles continuam lançando bolas aéreas”.
Outros detalhes que serão revistos são os fundamentos e interrupções de jogo, como a cobrança de lateral,que sofre com pequenas pausas após assinaladas pelo árbitro. “Fico frustrado quando não consigo repor a bola rapidamente ou selecionar sem pausas os meus batedores de falta durante o jogo”.
Ainda sem data de lançamento e plataformas definidas, “FIFA 12″ chega ainda em 2011.

Gamestop alemã lista Grand Theft Auto V para o dia 15 de janeiro de 2012

As especulações sobre o anúncio do próximo jogo  da franquia Grand Theft Auto aumentam com a proximidade da E3, que acontece em junho nos Estados Unidos. O site da loja Gamestop alemã listou a pré venda de GTA V com lançamento do jogo marcado para o dia 15 de janeiro de 2012.
O site também fez uma breve descrição do produto informando que Dan Houser, vice presidente da Rockstar, confirmou em uma entrevista ao Times que o quinto jogo da série já está sendo produzido.
Grand Theft Auto V ainda não foi anunciado oficialmente.

terça-feira, 12 de abril de 2011

"Angry Birds Rio" registra 10 milhões de downloads em 10 dias

A popular franquia da Rovio bateu um recorde  com sua mais nova versão, chamada de Angry Birds Rio. Os desenvolvedores do jogo confirmaram via Twitter que ele foi baixado mais de 10 milhões de vezes em apenas 10 dias de disponibilidade, superando  todos os games da companhia até hoje.
Esse montante é composto pelas plataformas iOS  e Android, e cobre downloads gratuitos e pagos. O jogo é inspirado no longa-metragem de animação "Rio", dos criadores de a "Era do Gelo". O app pago, que custa 1 dólar para iPhone, também possui uma versão em HD para iPad, que sai por 3 dólares. Já no Android Market da Google, o Angry Birds Rio está disponível gratuitamente, assim como na app store da Amazon.

Opinião: Por que o sexo nos games continua a ser um tabu?

O desenvolvedor da série “BioShock”, Ken Levine, recentemente descreveu as cenas de sexo nos games como sendo algo mais próximo da animação escrachada “Team America” (dos criadores de “South Park”) do que do recente filme “Cisne Negro”, que rendeu o Oscar para Natalie Portman. Será que é hora de crescermos um pouco?
A questão de sexo nos videogames é algo que ainda não foi resolvido com qualquer grau de certeza. Apesar de certamente estarmos vendo mais cenas de sexo nos jogos do que costumávamos, elas ainda são muito pudicas, chegando ao ponto de seus personagens manterem suas roupas de baixo na maior parte dos casos. Muito disso provavelmente se deve ao desajeitamento de personagens poligonais fazerem qualquer coisa que envolva um tocar o outro, mas também há outras questões a serem consideradas.
A pergunta principal que deve ser feita é: nós realmente precisamos de sexo nos videogames? A resposta simples é “claro que não precisamos” – mas os roteiristas que queiram explorar narrativas com temas de romance, amor e sexualidades não deveriam sentir que foram barrados. Pelo contrário, os títulos agora são jogados por um público tão mais amplo que não há razão para não vermos mais entretenimento mainstream interativo com um tom mais adulto.
Levine possui uma teoria e compartilhou-a com o site VG247 em uma entrevista recente.
“O fato de isso ainda ser controverso mostra que a percepção da indústria é a de que estamos fazendo brinquedos ou algo do tipo, ao contrário de produzir expressões criativas para uma audiência ampla – incluindo adultos.”

segunda-feira, 4 de abril de 2011

"Angry Birds Rio" ganha versão gratuita para Android

angry-birds-rio-300O popular game Angry Birds Rio, lançado inicialmente na Amazon Appstore, já pode ser encontrado no Android Market - e de graça. O software está disponível desde esta quarta-feira (30/3).

A decisão de liberar o jogo de forma gratuita em novas Appstores ainda esta semana havia sido anunciada pela desenvolvedora Rovio na terça-feira (29/3). O jogo original da franquia também está disponível gratuitamente para o sistema móvel da Google para smartphones e tablets.
A versão liberada no Android Market, no entanto, traz anúncios - a empresa avisa que a versão oferecida na Amazon Appstore é livre de publicidade, mas será oferecida apenas por tempo limitado.

Além do Android Market, o Angry Birds Rio será oferecido em breve no site GetJar. A empresa promete oferecer em breve um sistema de pagamentos online, interno ao jogo, para o desbloqueio de novos personagens e recursos.

Ainda sem versão "oficial" no Brasil, 3DS custa até R$1.300 em sites

Ainda sem previsão para chegar oficialmente ao País, o Nintendo 3DS já pode ser encontrado pelos gamers brasileiros em sites de leilão locais, como o Mercado Livre.
PC World Brasil encontrou pelo menos dez anúncios do aguardado portátil da Nintendo, com preços entre 600 e 1.300 reais. Vale lembrar que o produto foi lançado em 27/3 nos Estados Unidos, com preço sugerido de 250 dólares (o lançamento no Japão aconteceu no final de fevereiro).
Pela primeira vez um console da Nintendo chega ao mercado com a interface traduzida para o Português do Brasil.
O novo console também leva o título de portátil mais caro já lançado pela fabricante japonesa. Seu ancestral, o Nintendo DS, custava US$ 150 nos EUA em 2004, o mesmo preço do Gameboy Advance, quando lançado em março de 2001.
Polêmica
Vale lembrar que recentemente a Sony Brasil causou polêmica ao lançar oficialmente seu PSP no mercado local com seis anos de atraso e com o mesmo preço máximo do 3DS importado que encontramos: 1.300 reais. Pouco depois, a fabricante baixou o valor do produto em 25%, para 979 reais, que é seu preço atual. O antecessor do 3DS, o DSi, possui preço médio de 799 reais no Brasil.
Saiba mais
Para saber mais sobre o 3DS, confira nosso review completo do portátil que permite aos gamers jogarem títulos em 3D sem óculos especiais.
Problemas
Conforme noticiamos, alguns usuários têm encontrado uma falha chamada de "tela negra da morte", que deixaria o 3DS inoperante. A Nintendo reconheceu o problema e pediu para os gamers com problemas baixarem a nova versão do sistema.

"Infamous 2" para PS3 chega em junho – em português

A Sony Brasil anunciou esta semana que seu aguardado game “Infamous 2” terá opção de áudio e legendas em português brasileiro.

Esta é a segunda vez que a companhia lança um jogo para PlayStation 3 localizado no País. O outro game a contar com tal diferencial é “Killzone 3” (confira review completo), que chegou às lojas em fevereiro deste ano.

A aguardada sequência do título original lançado em 2009 se passa na cidade fictícia New Marais, que é controlada por um grupo extremista que persegue o protagonista Cole.

Segundo a assessoria da fabricante, o jogo exclusivo para PS3 tem previsão de chegar ao mercado nacional no próximo mês de junho com preço sugerido de 199 reais.

"Angry Birds Rio" registra 10 milhões de downloads em 10 dias

A popular franquia da Rovio bateu um recorde  com sua mais nova versão, chamada de Angry Birds Rio. Os desenvolvedores do jogo confirmaram via Twitter que ele foi baixado mais de 10 milhões de vezes em apenas 10 dias de disponibilidade, superando  todos os games da companhia até hoje.
Esse montante é composto pelas plataformas iOS  e Android, e cobre downloads gratuitos e pagos. O jogo é inspirado no longa-metragem de animação "Rio", dos criadores de a "Era do Gelo". O app pago, que custa 1 dólar para iPhone, também possui uma versão em HD para iPad, que sai por 3 dólares. Já no Android Market da Google, o Angry Birds Rio está disponível gratuitamente, assim como na app store da Amazon.