quarta-feira, 20 de abril de 2011

Apesar de limitações, "PES2011" manda bem no 3DS

A franquia “FIFA” têm liderado os games de futebol por anos, enquanto a rival “Pro Evolution Soccer” têm sido sua fiel concorrente. Mas a venerável série da Konami agora tem a chance de dar o troco no portátil 3DS. Isso porque, até o momento, o game da EA não foi lançado para o novo console da Nintendo. Assim, “Pro Evolution Soccer 2011 3D” é o único título de futebol disponível para o aparelho.
Por isso a grande pergunta é: os fãs de games do gênero devem comprar logo sua cópia de “PES2011” ou esperar no banco pela chegada de “FIFA”? Bom, quem está procurando por um sólido jogo de futebol certamente você não ficará decepcionado com o novo capítulo da série “PES”. Claro, o título pode não oferecer todas as opções em termos de times licenciados de “FIFA”, mas como um game de futebol, ele é muito sólido.
O visual é ótimo e os gráficos são altamente detalhados, com os movimentos e animações sendo suaves e muito convincentes. O que é particularmente legal, e uma boa surpresa para mim, é o modo como funciona o efeito 3D. Ele não é excessivo: em vez disso é muito sutil e transmite uma sensação de profundidade sem parecer forçado como acontece em alguns jogos. De modo geral, o efeito é muito bom e permite jogar por um período de tempo maior.
Outro item que também me surpreendeu foi a ótima qualidade do som – que realmente exibe o estéreo muito bem, e,  assim como a parte visual, é bastante sutil, mas ainda muito efetivo. Os comentários dos narradores são muito bons de forma geral – entregam um resumo jogada-a-jogada realista da partida, mas alguns dos momentos mais animados são genéricos demais e parecem que estão lá simplesmente para preencher o silêncio.
Obviamente, o fator mais importante em um game de futebol é a sua jogabilidade. E nesse quesito “PES20113D” é muito forte. Inicialmente parece muito desafiador quando jogado no nível normal, e foram necessárias algumas partidas para aprender melhor os controles. Mas assim que fiz isso, comecei a realizar alguns ótimos movimentos. Existem muitas habilidades diferentes que podem ser executadas usando combos nos botões, e uma vez que aprendi como fazer isso, me diverti muito “me mostrando” contra os adversários.
Como é um jogo de equipe, você definitivamente precisa jogá-lo de forma inteligente, especialmente contra oponentes mais desafiadores. E apesar de ter visto algumas gafes da inteligência artificial (I.A.) do game, fiquei muito impressionado, de modo geral, em como “PES2011” é fiel a uma partida de futebol. A exemplo da maioria dos títulos do gênero, é possível deixar o jogo tão fácil ou difícil quanto o gamer quiser, utilizando uma combinação de escolha de times e de nível de dificuldade para ajustar suas habilidades e o quão desafiador você quer que seja.
Um dos pontos negativos do título é o seu número limitado de opções de jogabilidade no modo single-player. Tudo bem, no final das contas um game de futebol acaba sendo sobre jogar uma partida atrás de outra. No entanto, habilitar seu time para participar de diferentes torneios e alcançar uma galeria de troféus expressiva ajuda a adicionar propósito e longevidade ao game. Ainda mais em um título com uma jogabilidade tão profunda como “PES”.
Possuir apenas dois campeonatos para jogar parece um pouco limitado. E a situação só piora pelo fato de o único modo multiplayer do jogo ser uma opção de Wi-Fi local. Isso definitivamente é um ponto negativo em relação ao apelo duradouro do game. Se o rival “FIFA” chegar ao 3DS com modos online competitivos, “PES” muito provavelmente será deixado em segundo plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário