quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PC gaming: comércio digital supera vendas de varejo

Mais pessoas vem optando pela compra de versões digitais de games para PC no lugar dos jogos em mídia física, vendidos "na caixinha". A conclusão vem de uma recente pesquisa da americana NPD, que contabilizou um crescimento do comércio virtual no primeiro semestre de 2010: 11,2 milhões de cópias foram vendidas em seu formato digital, contra 8,2 provenientes do varejo tradicional. Ainda assim, em questão de dinheiro arrecadado, são as cópias físicas que levam a dianteira, com 57% a mais de receita angariada. A razão está nos preços normalmente mais elevados e no fato que muitas centrais de distribuição online organizam promoções quase que constantes (usuários da rede Steam que o digam!) de modo a atrair maior clientela.

A tática vem dando certo, ao que tudo indica, e a razão de que a distribuição de produtos digitais tenha dado sucesso principalmente no PC é a existência de serviços online dedicados á distribuição digital. Exemplos como Steam, Greenhouse e Bigfish estão moldando toda uma cultura de consumo diferenciada, apostando em preços mais acessíveis, ofertas-relâmapgo e até no boom das redes sociais. É algo em que a PSN e o XBLA ainda engatinham, mas que vem acontecendo há um bom tempo no cenário dos PCs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário